Essa pandemia global por causa do COVID-19, fez com milhões de pessoas passassem a ficar em quarentena em suas casas, e muitos desses terão que trabalhar no esquema Home Office, uma novidade para muitas pessoas.

Se trabalhar remotamente é uma novidade para você, vou apresentar algumas dicas para manter sua produtividade, organização e fazer esse período de reclusão ser menos doloroso e prejudicial para sua vida profissional.

Eu venho trabalhado 100% remoto ao longo dos últimos 12 anos, e essas dicas que apresento aqui são baseadas na minha experiência do dia-a-dia enfrentando os desafios que esse modo de trabalho nos traz.

Quando trabalhamos remoto, temos que entender quando e como trabalhar respeitando os limites da sua vida pessoal e profissional. Precisamos adequar o espaço de trabalho, horários, hábitos e relacionamento com as pessoas que moram conosco.

Como eu trabalho com desenvolvimento de aplicativos, realidade aumentada e jogos, alguns hábitos podem não ser tão eficientes para outras áreas e profissões, mas eu tentei abordar apenas os aspectos mais genéricos e que poderão ser úteis para a grande maioria dos profissionais.

Vamos para as dicas.

 

1- Mantenha sua rotina diária de trabalho
Mesmo trabalhando em casa, você deve seguir uma rotina, acorde sempre no mesmo horário, tome café da manhã, faça seus exercícios matinais, tome um banho e vista sua “roupa de trabalho”. Não caia na tentação de trabalhar de pijama ou de ficar um pouco mais na cama ao acordar. O nosso corpo e nossa mente estarão tentados a fazer coisas prazerosas, mesmo que momentaneamente, mas que no futuro podem nos trazer prejuízos.

Com o tempo que você gastaria com o deslocamento de sua casa até o local do trabalho, aproveite para arrumar alguma coisa na sua casa, para aprender algo novo, se aperfeiçoar em alguma área ou então ficar mais tempo com sua família.

 

2- Crie horários definidos
Defina muito bem os seus horários. Separe quando é hora de trabalhar e quando é hora de cuidar da sua vida pessoal. Defina muito bem os horários para refeições, pausas, início e término de sua jornada de trabalho. E, o mais importante, cumpra esses horários!

 

3- Estabeleça regras com as pessoas que moram contigo
Muitos de vocês estarão sozinhos em casa, já outros estarão com seus companheiros, amigos, parentes, filhos etc. Não importa quem divida a casa com você, deixe essas pessoas cientes de seus horários (os definidos no item 2) e de suas responsabilidades com o trabalho. No caso de crianças pequenas e bebês, inclua o tempo necessário para alimentação, brincadeiras, banhos e estudo com a criança na sua lista de horários.

 

4- Programe intervalos do trabalho
Assim como em seu local de trabalho externo, você deve fazer pausas regulares em seu trabalho. Vá tomar um café, conversar com as pessoas que estão contigo em casa, brincar com as crianças, hidratar-se. O importante é levantar e fazer alguma coisa diferente por uns 15 minutos a cada duas horas no máximo.

 

5- Movimente-se
Complementando o item anterior. O tempo que você está em casa não pode ser de total sedentarismo. Exercícios são necessários para manutenção da saúde de seu corpo e de sua mente. Os intervalos regulares comentados anteriormente também são muito importantes. Além disso você pode programar uma sessão de exercícios, alongamento ou meditação no inicio ou final de sua jornada de trabalho.

 

6- Evite distrações
Não é porque não tem ninguém olhando que você pode ficar o dia todo em redes sociais, assistindo filmes ou navegando na internet! Você não está de férias, o trabalho remoto em sua casa é tão sério e tão importante quanto o trabalho desempenhado num escritório, empresa ou fábrica e, não se esqueça que você será cobrado pelas suas entregas e pelos resultados.
Você quer que, ao acabar o período de quarentena, você seja convidado a visitar o departamento de RH? 🙁

 

7- Mesmo durante o isolamento, não se isole?!
Apesar de termos que ficar em isolamento social durante esse período de quarentena, o isolamento completo não é sadio para ninguém, ainda mais para quem estava acostumado e trabalhar num ambiente em contato com muitas pessoas! 

Então, use os meios de comunicação digital para interagir com outras pessoas. Se for assunto de trabalho, use qualquer horário de sua jornada, se for assunto pessoal, aproveite os períodos de pausa do trabalho e mande um “salve” a elas. Isso fará bem pra você e para a pessoa do outro lado também.

 

8- Você está remoto mais ainda faz parte de um time
A menos que você seja um freelancer e esteja trabalhando sozinho num projeto pessoal, nunca se esqueça que você faz parte de um time. Outras pessoas dependem do seu trabalho assim como você depende do trabalho de outros. Mantenha a comunicação entre as pessoas da sua equipe, setor ou projeto. O trabalho remoto exige grande organização, principalmente para orquestrar corretamente o trabalho de todos da equipe. Faça pequenas reuniões no início do dia para discutir rapidamente o que foi produzido no dia anterior e o que será produzido no dia que se inicia. Assim, todos os membros da equipe podem se concentrar em trabalhar ao longo de seu dia, seguindo seus horários e necessidades pessoais e ainda assim ficar em sintonia com o restante do time.

 

9- Vídeo/Áudio conferências
Use e abuse das áudio chamadas e vídeo conferências. Existem diversos aplicativos, serviços online e sites que disponibilizam esse tipo de recurso. Como eu já comentei nos itens anteriores, a comunicação e a organização da equipe é fundamental para manter os projetos na linha e todos os membros da equipe alinhados entre si, é o que os americanos chamam de “stay on the same page”, ou manter todos na “mesma página”.

Aqui tem uma pequena lista de alguns serviços de video chamada:

Skype: www.skype.com

Google Meet: https://meet.google.com

Zoom: https://zoom.us

WhereBy: https://whereby.com

Veedeeo: www.veedeeo.me

 

10- Mantenha-se “visível” para seus colegas e superiores
O isolamento te dá liberdade mas também traz muito mais cobrança. As pessoas não estão ao seu lado para verificar que você está de fato trabalhando. Então por mais que você trabalhe muito e mantenha toda a sua agenda em dia, se não fizer com que esse esforço seja visto de alguma forma, estará sempre oculto, dando a impressão de que não está cumprindo suas horas de trabalho. Então, use sistemas de controle de projetos para manter atualizado o status de cada tarefa que esteja trabalhando ou então no mínimo, mande um e-mail ao final do dia para seus superiores, equipe e supervisores descrevendo o que foi feito ao longo do dia. Mas o mais importante, seja honesto e transparente, não é porque não tem ninguém o “vigiando” que você pode “mascarar a produtividade”. O que foi feito (e também o que não foi) será descoberto, cedo ou tarde.

 

11- Processo de trabalho
É muito importante manter a equipe atualizada o tempo todo. Compartilhe com os demais membros do time e superiores, o passo a passo do seu trabalho. Lembre-se que até mesmo os clientes e consumidores estão reclusos em suas casas então manter o fluxo de trabalho transparente, com o máximo de aprovações intermediárias até a entrega final dos projetos, fará com que haja menos refação, menos stress, mais agilidade e menos custo ao término de cada etapa.

 

12- Respeite os horários das refeições
O intervalo e duração dos horários das refeições deve ser obedecido e mantido como era em seu trabalho presencial. Não se esqueça que em tempo de quarentena, você não pode sair pra comer, então ou você pede algo por delivery ou então preveja o tempo de elaboração e preparação das refeições.

 

13- Um dia de cada vez
O isolamento por si só já pode causar agonia, ansiedade, pânico, ainda somado a situação de quarentena que estamos passando, esses sentimentos se agravam muito. Então, não se desespere! Existem eventos que estão fora do nosso controle, não sabemos quanto tempo essa situação irá durar, quanto tempo teremos que ficar em isolamento e tomando os cuidados para não proliferar os vírus. Com isso o mais seguro e sadio, é vivermos um dia de cada vez. Não tente prever ou antecipar o que acontecerá daqui uma semana, um mês ou qualquer outro período. Viva o hoje e se preocupe em seguir as orientação dos órgãos de saúde, cuidar da sua integridade e de todos que convivem com você. Isso manterá sua saúde mental e sua produtividade no trabalho.

 

14- Mantenha-se organizado
Organização é fundamental. No início temos a tendência de misturar as coisas pessoais com as do trabalho, papéis, arquivos, aparelhos etc. Para manter essa organização, crie um pequeno quartel general do trabalho, um ambiente que seja o seu local de trabalho, mesmo que seja improvisado numa mesa, o importante é ter um local que você possa chamar de estação de trabalho. Nessa sua estação de trabalho, mantenha tudo limpo e organizado para manter a produtividade, criatividade e o desempenho.

 

15- Finalize seu dia com uma rotina
Da mesma forma que iniciou o dia com uma rotina, termine da mesma forma. Crie uma rotina para acostumar seu corpo e mente a perceber que o dia de trabalho terminou e que a partir desde momento sua vida pessoal é que estará no comando.

 

Ajuste essa lista de acordo com seu perfil e necessidade
Como eu comentei na introdução desse artigo essas dicas foram baseadas em experiências que eu tive ao longo de 12 anos trabalhando remoto em home office. Para algumas pessoas alguns desses itens terão mais importância do que para outras e até mesmo alguns itens poderão ser omitidos de acordo com seu perfil e necessidade. Sinta-se a vontade para personalizar e ajustar quaisquer itens que forem necessários. E, se tiver alguma outra dica, escreva nos comentários para que possamos agregar ainda mais valor e levar a experiência de quem já trabalha desta forma para todos aqueles que estão sendo forçados a mudar radicalmente seus hábitos de trabalho.

Texto publicado originalmente em: https://medium.com/@deankovitch/home-office-15-dicas-para-manter-a-produtividade-7be24af65883